segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Oficina de Teatro e Construção de Histórias


 A Oficina do dia 20 de Agosto foi muito produtiva! Primeiro estimulamos a imaginação das crianças na Oficina de Construção de Histórias! Fizemos um exercício com sons e músicas para criar histórias de acordo com as nossas sensações. Cada um contou o que imaginou enquanto ouvia os sons, e as histórias eram muito variadas e criativas!!
Depois, a oficineira Carol Piacentin contou para as crianças o que ela tinha imaginado enquanto ouvia os sons: a história “Cantarim Cantará”. Para ilustrar melhor a história, usamos um “palco” de isopor e fizemos personagens de retalhos de tecido! As crianças puderam intervir na história e criaram vários personagens e situações novos! Elas também modificaram o final, adequando-o à nova história que construíram a partir da original!



 




Depois fizemos exercícios de teatro, para estimular as crianças a usarem o corpo para se expressar. Entre os exercícios que fizemos estão o de caminhar conforme o ritmo e velocidade da música, que muda com frequência e o clássico “Estátua”. Outro exercício realizado, o qual fez muito sucesso, foi o “Dançar sem Tocar”. Nessa atividade, as crianças, em duplas, deveriam fazer com que seu parceiro mexesse o corpo, porém não deveria tocá-lo. Assim, ao invés de empurrar levemente um ombro, por exemplo, a criança aproximaria a mão do ombro do amigo, o qual teria que afastar-se para não ser tocado. Esse exercício foi bem explorado e as crianças se divertiram muito!!






Depoimento da Carol:

"Acreditei em um processo, nele tentei realizar exercícios que estimulassem a criatividade. Felizmente os nossos pequeninos nos devolveram muito mais que estímulos e recriações: nos envolveram dentro de seus “pequenos-grandes” mundos, suas histórias e emoções. Isso é Arte. É Teatro.


A musicalidade adquirida corporalmente (com os exercícios de expressão corporal) contribui para melhor audição, noção de ritmo e liberta a dramaticidade que há em cada um. Se não libertar, estimula caminhos para tal

Agradeço aos pequeninos e todos que estão à frente deste delicioso e sério trabalho.

Evoé!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário